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Mostrando postagens de abril 6, 2025

Heurística e o processo de pesquisa em artes cênicas

       Me parece que a metodologia de pesquisa baseada na prática - abordagem atualmente mais adequada para a minha pesquisa - se vale de procedimentos heurísticos não apenas para a criação de dados quanto para a sua interpretação. De certa maneira, todo o campo das artes tende a uma abordagem mais heurística, afinal a aplicabilidade de metodologias puramente lógicas para a resolução de problemas de pesquisas nesta área é questionável. A subjetividade exerce um peso sobre a nossa metodologia que nos impele a tomar decisões de maneira mais intuitiva e, aparentemente, menos lógicas. Em realidade, não se trata da pesquisa em artes não ter lógica, mas sim de que, como se trata da análise de fenômenos cuja ontologia é diferente do mundo cotidiano, também as regras lógicas deste mundo criado partirão de fundamentos e paradigmas diferentes.     Em outras palavras, se aceitarmos a função ontológica do teatro - como descrito por DUBATTI em O Teatro dos Mortos  ...

Perguntas ao invés de entrevistas e ideia para um método de análise de performances interastísticas

 Fazer um registro de experimentações artísticas e observar a articulação das diversas habilidades envolvidas. Em que momento se está cantando e dançando ao mesmo tempo. Quando se está tocando e equilibrando ao mesmo tempo e como. Ao invés de fazer entrevistas, talvez seja mais produtivo fazer perguntas pontuais sobre o processo que vão ficar registradas nos videos. - como você sabia o que era para fazer? (no caso de uma cena particularmente bem sucedida) - Porque você escolheu trablahar com este instrumento? Ou com este objeto? - O que você sente e/ou pensa antes, durante e depois de estar em cena?

As 7 funções da performance - Que resultados eu gostaria de obter no laboratório

“Juntando ideias obtidas de diversas fontes, encontrei 7 funções para a performance: entreter; fazer alguma coisa que é bela; marcar ou mudar a identidade; fazer ou estimular uma comunidade; curar;  ensinar; persuadir ou convencer; lidar com o sagrado e com o demoníaco.,” ( SCHECHNER,  SCHECHNER R., O que é Performance in O Percevejo, trad. Dandara , RJ, UNIRIO, ano 11, número 12, 2003. p. 12) Richard Schechner, elenca essas 7 funções da performance em seu O que é Performance . Com experimento laboratorial eu gostaria de propor a criação de um espaço que possibilite articular todas essas 7 funções ainda que em um universo poético, isto é, quando se trata, por exemplo, do item 7 o sagrado e o demoníaco não precisam estar necessariamente ligados a uma religião ou espiritualidade específica. Ao invés disso, proponho que façamos um experimento de sacralização do próprio rito de nos encontrarmos para experimentar. Podemos realizar ações ritualísticas/performáticas específicas para...

Bibliografia de Sound Studies Estendida

  ALTMAN, Rick (org.).  Sound Theory / Sound Practice . New York: Routledge, 1992. IHDE, Don.    Listening and Voice: Phenomenologies of sound.   Athens: Ohio University Press,1974. Link: https://grrrr.org/data/edu/20110509-cascone/Idhe_listening_voice_phenomenologies.pdf KAHN, Douglas.  Noise, water, meat: a history of sound in the arts . Cambridge: MIT Press, 1999. MURRAY SCHAFER, Raymond.  O Ouvido Pensante . São Paulo:UNESP, 2013. MURRAY SCHAFER, Raymond.  A Afinação do Mundo.  São Paulo: UNESP, 2013. MURRAY SCHAFER, Raymond.  Educação Sonora.  São Paulo: Melhoramentos, 2011. CHION, Michel.  A Audiovisão: som e imagem no cinema . Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011. ERLMANN, V.  Hearing Cultures: Essays on Sound, Listening, and Modernity.  New York: Berg, 2004. KANE, Brian.  Sound Unseen. Acousmatic Sound in Theory and Practice.  New York: Oxford Univ. Press, 2014. PINCH, Trevor.  The Oxford Handboo...

Reflexões sobre "Performances do Tempo Espiralar" de Leda Maria Martins

 Ainda estou no início da leitura, mas um insight que me veio:     Se pensarmos no tempo cronológico como uma linha horizontal temos uma sucessão de acontecimentos de igual ontologia entre eles, isto é, nenhum evento é menos real  ou menos verdadeiro  que o outro. Mas se imaginarmos que esta linha horizontal tem variações ontológicas - momentos mais ou menos densos, materializados que outros - teremos uma sucessão de acontecimentos cuja ontologia varia entre eles. Nesse sentido, um evento com maior densidade  de existência no mundo - um momento mais memorável, por assim dizer - exerceria uma força gravitacional sobre os outros eventos de menos densidade  puxando-os para si enquanto experiência. Essa dinâmica se reflete na nossa rememoração de eventos passados: se não fosse a palavra escrita ou, mais recentemente, o registro audiovisual, eventos de menor densidade seriam facilmente esquecidos perante a força gravitacional dos eventos de maior relevância...

Alguns conceitos pertinentes em Teatro e Música para Todos do LaDI-UnB e Audiocenas

 No livro Teatro e Música para Todos  Marcus Mota trás alguns conceitos que interessam para a discussão que eu gostaria de propor:     - Campos Interartísticos: é um termo que ele utiliza para definir esses lugares de criação cênica que integram diversos campos artísticos, mais notadamente o teatro e a música.     - Ao relatar a dinâmica dos ensaios do espetáculo David , dirigido por Hugo Rodas, ele ressalta a característica mutável das cenas e experimentos como uma característica do diretor, colocando que o "(...) pressuposto de generalizada reformulação não se encontra restrito a um e outro processo de produção ou estilo: é o horizonte definidor da estética e da ética de Hugo Rodas. O que está em jogo é a transformação da sala de ensaio em um espaço-tempo no qual imaginações e materialidades são propostos, testados, alterados. A maior mudança de todas reside na construção de um sensibilidade multissensorial , na qual há a passagem de disposição refratária...