Postagens

Mostrando postagens de dezembro 21, 2025

Referências sobre Kandinsky

Imagem
https://assincronias2025.blogspot.com/2025/04/materiais-kandinsky.html 1- PINTURAS DE KANDINSKY, ANO A ANO https://www.wassilykandinsky.net/ 2- FILMAGEM DE KANDINSKY PINTANDO https://youtu.be/Bc83deRcKMo?si=B2F7ve1Mxm5Cu12C Palestra sobre essa filmagem https://youtu.be/9HuPQXpmypk?si=uUxDAu5snr7Ges5k Texto da palestra  Kandinsky em Performance: Análise de cena do documentário Schaffende Hände (1926), de Hans Cürlis Link: https://www.academia.edu/42204699/Kandinsky_em_Performance_Ana_lise_de_cena_do_documenta_rio_Schaffende_Ha_nde_1926_de_Hans_Cu_rlis 3- NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA DRAMATURGIAS SOBRE KANDINSKY LINK: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1638 4- Sons Imaginados: Inscrevendo eventos acústicos em gravuras na obra “Poemas Sem Palavras” de Wassily Kandinsky LINK: https://www.portaleventos.mus.ufba.br/index.php/CBIM_RIdIM-BR/6cbim2021/paper/view/387 

Mais bibliografias...

Imagem
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea . Lisboa: Orfeu Negro, 2012. MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar: poética do corpo-tela . Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade . Porto Alegre: Sulina, 2015.

Anotações de Seminário Avançado de Pesquisa em Artes Cênicas 2

Imagem
Enxergar os problemas é a qualidade mais importante do pesquisador. Nietzshe já criticava a valoração da obra de arte baseada no retorno financeiro que ela trás. Quem separou as disciplinas foi a modernidade: iniciando com Hegel em 1870. Ver os cursos de estética de Hegel em que ele explica esse processo. Colonização e modernidade são sinônimos. Portanto, será que a separação das disciplinas é um mecanismo de dominação? Dividir pra conquistar. PEDRÓN, Denise. O que é escrita performativa O conceito de comportamento pré-expressivo de Eugênio Barba pode ser interessante. Paidéia: A formação do homem grego. Fischer-Litche, Erika.  Estética do performativo  Qual é a contribuição que a minha pesquisa trás para o mundo? Para o estado da arte?

Anotações de Dramaturgias Cênicas

Imagem
  (Imagem retirada do site:  https://en.matteomascolo.com/post/kandinsky-and-the-dance-of-the-future ) Theoria é o movimento de sair da sua cidade, ir para outro cidade, observar e participar de uma atividade lá, voltar para a cidade de origem e relatar o que se viveu. O theorus era um embaixador. (essa abordagem eu gosto para introduzir as sessões teóricas da tese) O som é invisível, só conhecemos o som a partir do efeito deles Khorismos é o termo grego para a separação: corpo e alma, movimento e som, etc. A multidisciplinaridade na academia é louvada, mas na prática o que temos é a segmentação. Huguito na voz de Constantino: “Não existe nada de novo no teatro nos últimos 2500 anos, o novo é sempre a sua vontade e fé de fazer aquilo denovo”. Dramaturgo : Drama (ação) + Urgos (criador) = aquele que cria a ação. A noção audiovisual consiste no descentramento da palavra como foco principal da cena. Pensar Audiovisualmente é pensar a cena não em volta da palavra, mas...

Ideias após conversa com Márcia Duarte

Imagem
  Autodidatismo como metodologia por WO: como se trata de um hibridismo ainda pouco estruturado o autodidatismo pode servir como abordagem pedagógica. Audiovisual talvez seja um termo que precise ser revisto. Era uma terminologia preliminar. O ponto central não é exatamente o termo, mas expressar a necessidade de um princípio unificador dos diversos campos artísticos explorados. Som e movimento foram propostas iniciais. Uma outra possibilidade seria, por exemplo, pensar em composição de ações físicas. Se não sou músicista, mas compreender que cada nota nada mais é do que uma ação física e uma melodia é uma ação física seguida de outra teremos um não músico capaz de realizar uma música. A respiração também pode ser um elemento unificador.

Algumas anotações seminais da pesquisa

Imagem
[ ] Som e movimento [ ] Campo multiartistico [ ] Campo multi sensorial [ ] Corpo, movimento, sonoridade [ ] O que é formar atores com amplitude [ ] Fome de mundo que acaba numa cena ampla [ ] Filosofia Vivencial [ ] Criatividade em cena [ ] Música, movimento e palavra falada [ ] Som e movimento : [ ] Qual é o diferencial do hugo? [ ] É a união de todas as. Coisas [ ] Como é que se faz isso de unir? [ ] Porque que tem essa diaconexao entre as áreas [ ] Resumo : [ ] Analisar a base de dados buscando identificar a relação entre som e movimento e os mecanismos de como essa relação se dá. Como desenvolver no interprete a capacidade de união de tudo a partir do som e do movimento? E depois aplicar isso no TEAC de maneira a avaliar a aplicabilidade. [ ] Ritmo e dinamica no espetáculo teatral : Jacyan Castillo [ ] O grande lance é sair da música e ir pro som.