Postagens

Mostrando postagens de novembro 17, 2024

Referências sobre Estudos da Performance

 No que consiste esse estado de criação? Esse transe da criação? Como isso se relaciona com a performatividade entre campos artísticos? O ser humano não compartimentalizado faz tudo ou então é capaz de fazer tudo. No caso da virada performativa eu me pergunto se ela não aconteceu de ambos os lados. Isto é, quando se começa a pensar a vida como performance, inevitavelmente as situações ditas "performáticas" deixam de ter o seu status "especial" distinguido da estrutura social. Performance é agir. Não é se apresentar. Ação. Performar é qualquer ação. O que que faz a performance? A performance é uma expressão da experiência. Victor Turner: Faz uma analogia dramaturgica entre o ritual e o teatro. Estudos da performance é um estudo antropológico ou artístico? Van Gennep: Ritos de passagem: Fases: - Separação (preliminar) - Transição (liminar) - Reagregação (pós-liminar) Referências: Performance art - Renato Cohen Virada performativa: pensar a vida social como performance...

Necessidade de Criação de um GRUPO DE PESQUISA LABORATORIAL

 Percebemos que uma disciplina não confere o grau de engajamento necessário para o laboratório, portanto, a estratégia será criar um grupo de pesquisa fechado com participantes selecionados que estejam na volição de desenvolver essa pesquisa.

Referências analíticas para a pesquisa até o presente momento (discutir com o Marcus a sua viabilidade)

Estudos da Performance :  para um entendimento das atividades do ator para além do palco. ZEN:  Não sei ao certo como inserir esta ideia, mas a princípio é a ideia de que as ações realizadas performaticamente não têm como objetivo o resultado artístico apenas, mas uma compreensão de como realizar o ato de viver. Como no arquerismo zen a flecha não serve para acertar o alvo, mas o ego e levar à iluminação. No caso do treinamento que fazemos é para levar a uma realização maior da vida, talvez até ao übermench. Capoeira:  Como exemplo de manifestação multiperformática. Inspiração pedagógica pela forma integrada e comunitária de transmissão de conhecimento performático. Sound Studies:  Para uma compreensão mais aprofundada das relações dos elementos que compõem a cena que é inevitavelmente pautada nos sentidos. Portanto Som e Movimento principalmente, mas também olfato, paladar e não menos importante um sentido de presença.

Como é passado o conhecimento performático teatral

“O conhecimento performático pertence a tradições orais.” ( SCHECHNER, Richard, Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. p. 228 ) [Isto é o que eu sinto com relação ao teatro que aprendi: não é algo literário, mas oral. Aprendi com meu mestre por meio de atividades práticas. Muito parecido com o que acontece na capoeira.] “Normalmente o que acontece no palco pode ser transmitido por um mestre a um neófito, e estas ações constituem a maior parte do que é ensinado durante o treinamento.” ( SCHECHNER, Richard, p. 227 ) “o próprio pensamento da performance: a relação mestre-aprendiz; a manipulação direta do corpo como um meio de transmitir conhecimento performático; respeito pelo “aprendizado do corpo” como distinto do “aprendizado da cabeça”;” ( SCHECHNER, Richard, p. 228 )

Encontro do dia 19 de Novembro (TEAC Huguianas)

   Os encontros da semana passada não puderam ser registrados devido à questões técnicas. Aquecimento:  Alongar sensibilizando individualmente e em conjunção com a respiração. Em seguida em duplas cada um ajuda o outro a alongar. Ao final dinamiza-se o alongamento para que ele se torne uma dança em dupla de aquecimento. Diagonal com acompanhamento musical:  Como hoje o Marcus não veio propus para que revezássemos o papel de músico de cena utilizando os instrumentos musicais que cada um está trabalhando individualmente. Um participante fica na cadeira do músico e interage sonoramente com um participante atriz na Diagonal. Surgiram performances muito interessantes e vejo que estamos começando a compreender a forma de se trabalhar. Sobre a sacralidade da cena:  Em algum momento a performance de uma Diagonal já tinha começado e algumas pessoas atravessaram a cena corriqueiramente, sem tônus nem energia invadiram o espaço-tempo daquela performance. Ao vermos isso dis...