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Mostrando postagens de outubro 27, 2024

Encontro do dia 31 de Outubro de 2024 (TEAC Huguianas)

 O treino de hoje tinha o objetivo de suprir uma dificuldade encontrada na semana passada: Estamos entendendo a expressividade do movimento, mas estava faltando preencher esse movimento de algum estado afetivo, pois, sem isso, a performance é apenas uma forma externa. Portanto, a aula de hoje foi uma exploração em câmera lenta das tônicas musculares. Aquecimento:  Iniciamos com o exercício simples da coreografia do Hugo (correr, congelar, cair em espiral e levantar em 5 tempos). Em seguida fizemos duas diagonais e trabalhamos a corrida sem pular. O objetivo, além de se aquecer, é desenvolver uma capacidade de deslizar pelo espaço horizontalmente. Exercício 1 - Trabalho individual com tônicas musculares em câmera lenta:     Após trabalhar um certo tempo com a câmera lenta livre começamos com as tônicas musculares: cada um escolheu um estado afetivo e construiu no seu corpo e, mais importante, na sua sensibilidades a tônica muscular correspondente. A transformação da n...

Sobre incluir a Capoeira na minha discussão sobre multi-performance

 DUMAS, A. G. (2022) Nomear é Dominar? Universalização do teatro e o silenciamento epistêmico sobre manifestações cênicas afro-brasileiras. Revista Brasileira de Estudas da Presença,  12(4), 1-21. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/121806     Neste artigo a autora discute como as manifestações cênicas brasileiras são vistas e medidas a partir da ótica do teatro europeu e branco. Essa discussão me fez refletir sobre maneiras de abordar a capoeira dentro do meu estudo de multi-performance. A capoeira é categorizável?     A primeira consideração que gostaria de fazer está na ideia de nomear, pois como posso nomear o que é a capoeira? Não é uma dança, não é canto, não é teatro, não é arte marcial, não é acrobacia e nem é música, mas ao mesmo tempo é todas essas artes ao mesmo tempo e... apesar de tudo, não é. A realidade é que a capoeira não é subordinada a nenhuma categoria artística, talvez não seja nem mesmo "arte" no s...

Encontro do dia 29 de Outubro de 2024 (TEAC Huguianas)

    Aquecimento:     Com o instrumento na mão, em câmera lenta, fazemos o que queremos de olhos fechados. O objetivo é abrir os sentidos, o sentir, a sensibilidade artística. Principalmente os ouvidos: ouvir tudo o que há a volta e deixar aquele som interferir no nosso movimento em câmera lenta.      As cigarras estavam cantando nas árvores do lado de fora. Depois de um certo tempo ouvindo a sua sinfonia propus para que imitássemos com os instrumentos o som das cigarras: aquele som que começa devagar e solitário e vai aumentando o andamento e o preenchimento sonoro. Chegamos ao ápice e silenciamos. Depois tentei continuar a criação sonora com uma segunda onda de cigarras instrumentais, mas um dos participantes interrompeu a onda... (Tenho uma reflexão sobre isso abaixo) Reflexão sobre continuidade criativa, arte e enteógenos:      Um dos fundamentos desta técnica é a continuidade da criação. Não abordei isso com a profundidade ...

Resumo Expandido do Projeto de Pesquisa

  O MULTI-PERFORMER: Abordagens integradas entre sonoridade e movimento para o desenvolvimento expressivo de artistas cênicos multi-disciplinares Objetivo (O QUE pretende pesquisar): A presente pesquisa pretende investigar abordagens de integração de campos artísticos para o desenvolvimento expressivo do artista cênico multidisciplinar a partir de experimentações in loco com sonoridade e movimento realizadas entre 2024 e 2026. Metodologia (COMO vai realizar a pesquisa): Utilizar-se-á uma metodologia plural: parte experimental, parte analítica e parte investigação conceitual aplicada. A parte experimental consiste em ao menos dois semestres completos de experimentos laboratoriais realizados in loco na disciplina TEAC-Huguianas aplicando abordagens de integração entre sonoridade e movimento como estratégia para o desenvolvimento de multi-performers. Esses experimentos serão registrados no formato audiovisual e ficarão disponíveis online por meio de um weblog . Também se...