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Mostrando postagens de dezembro 1, 2024

Reflexões sobre a palestra de Philipe Bruner - Tema: dança e música no teatro grego antigo

Philipe Bruner: Pesquisador da cena e filósofo grego. Drama em grego antigo quer dizer "se mover"     A dança então tem muito mais presença do que eu imaginava no teatro. Na raiz do que significa o drama está a dança, o movimento.     Outra coisa que me chamou atenção foi a codificação da dança no teatro grego antigo, ao menos ao que me parece como observador contemporâneo.  Me parece que a dança do teatro grego antigo era muito mais codificada do que eu imaginava. Dando passos em ritmos específicos que também seguiam a métrica poética, ou pelo menos esta é a abordagem de Bruner na hora de atualizar e reconstituir o que se pensa que era o teatro grego. Coro e corifeu     O  coro pode fazer muita coisa, cantar, dançar, rezar interagir, etc... desta lista, rezar me chamou a atenção, pois remete a um aspecto religioso do teatro. Alguns personagens não são convocados para a cena, mas sim invocados.      Já o movimento do corifeu tem mai...

Propostas de exercícios sonoro-cênicos para o laboratório

 Trazer milhões de jogos e propostas cênicas com sonoridades e construir um arsenal: - Diálogo de dois instrumentos - Música minimalista - Mudar um parâmetro sonoro seguindo um parâmetro do movimento e vice versa. - Mudar alturas sonoras com as alturas do movimento - Determinar códigos de movimento associados à determinados sons - Determinar códigos sonoroas associados à detarminados movimentos -  Como os corpos estão se expressando por conta do instagram

Encontro do dia 03 de Dezembro de 2024 (TEAC Huguianas)

   Hoje o tema do nosso treino foi "Acrobacias", pois alguns alunos tinham me perguntado se iríamos trabalhar isso na semana passada. Aquecimento:  Treino de base usando a caminhada em meia lua onde juntamos as pernas brevemente com os joelhos dobrados e damos passos largos em plano médio. Sempre com os joelhos dobrados esse é um ótimo exercício para se aquecer e treinar a base. Essa caminhada exige que os braços estejam ativos para manter o equilíbrio e, de fato, após 10 minutos disso o corpo fica bastante aquecido. Para estimular uma atmosfera artística pedi para que dessem o passo todos juntes, assim tínhamos a formação de um coro. Acrobacias de plano baixo, médio e alto:  Dedicamos em torno de uns 10 minutos para treinar os seguintes movimentos: Rolamento de frente e de costas, ponte, andar na ponte, macaquinho, estrelinha, twist de mãos e pés. Acrobacias em dupla:  Fizemos alguns equilíbrios em duplas: meia altura e levantadas com apoios diversos. Reflexões...

Um proposta excêntrica de descrição do processo inspirada por Gilberto Icle

 Ao ler "descrevendo o inapreensível" de Gilberto Icle fiquei movido a pensar formas diferentes de se descrever processos performáticos.  Storyboard em tabela:  Me veio a imagem primeiramente de uma tabela com uma linha temporal e outra de linguagens estéticas. Digamos assim: horizontalmente segue a linha temporal em minutos, segundos, horas, etc... enquanto que verticalmente diversas linguagens estéticas são expressas: um linha para o som, outra para o movimento, outra para tônicas musculares, etc. Isso inclusive poderia se tornar uma base composicional. Por exemplo: eu poderia criar uma coreografia apenas pensando em alturas e combiná-la com o som em alturas ou qualquer outro parâmetro. Linhas gráficas temporais:  Outra opção que está contida na primeira seriam linhas temporais individuais com marcadores gráficos de cada elemento importante seja na performance, no processo ou na apresentação de um espetáculo. No fundo ambas as propostas são uma forma de unir a arte...

Dicas para a escrita e estruturação da tese

 Estes são alguns apontamentos retirados da disciplinas Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas ministrada pela professora Luciana Hartmann resultantes de um exercício coletivo de análise de teses. Sobre autoria: Uma dica sobre autoria para a tese consiste em pautar a pesquisa na busca pelo conhecimento e não apenas por referências. Ou seja, não precisamos de ninguém "dando força" para os meu argumentos para justificar meu pensamento. As referências tem utilidade no sentido de conhecer o que já foi feito e pensado para não achar que estou inventando a roda. Usar o pensamento de outros autores não deve servir como se esses "cânones" estivessem tutelando o meu trabalho, mas sim como um simples diálogo "na mesa do bar", para usar uma expressão da Luciana. Uma pergunta importante de se fazer é como posso avançar o conhecimento na área ainda que pouquinho? Esse é o objetivo central de se fazer uma pesquisa. As outras coisas são tangenciais. Teses de teatro pod...