Reflexões sobre a palestra de Philipe Bruner - Tema: dança e música no teatro grego antigo
Philipe Bruner: Pesquisador da cena e filósofo grego.
Drama em grego antigo quer dizer "se mover"
A dança então tem muito mais presença do que eu imaginava no teatro. Na raiz do que significa o drama está a dança, o movimento.
Outra coisa que me chamou atenção foi a codificação da dança no teatro grego antigo, ao menos ao que me parece como observador contemporâneo. Me parece que a dança do teatro grego antigo era muito mais codificada do que eu imaginava. Dando passos em ritmos específicos que também seguiam a métrica poética, ou pelo menos esta é a abordagem de Bruner na hora de atualizar e reconstituir o que se pensa que era o teatro grego.
Coro e corifeu
O coro pode fazer muita coisa, cantar, dançar, rezar interagir, etc... desta lista, rezar me chamou a atenção, pois remete a um aspecto religioso do teatro. Alguns personagens não são convocados para a cena, mas sim invocados.
Já o movimento do corifeu tem mais poder quando ele está mais longe. O coro tende a ficar no primeiro plano enquanto que o corifeu fica atrás e estando atrás é que ele ganha mais força. Uma lógica invertida do que normalmente fazemos hoje em dia. E isto tem uma relação com o individualismo exacerbado da modernidade. Hoje em dia temos uma primazia do individuo, portanto, o ator (corifeu) se torna muito importante, até mesmo desaparecendo o coro de muitas peças. Então tem uma dimensão política em se trazer o coro, pois o coro é o coletivo, é a sociedade. Se o teatro é o mundo, o coro é a sociedade, e o ator é o indivíduo.
A interação coro/corifeu se dá segundo linhas verticais e horizontais: o corifeu é uma linha vertical, pois ele está de pé, enquanto o coro tem uma relação horizontal, pois é o coletivo. O coro age como se eles estivessem grudados.
Corporalidade da comédia e da tragédia
Comedia e tragédia têm corporalidades diferentes. Mas de uma certa maneira a comédia é maior do que a tragédia, pois a comedia também pode reproduzir o mais sublime da tragédia. O contrário já é mais complicado.
Desafios dos atores que tocam instrumentos
Ao propor o tocar de instrumentos musicais para atores é necessário ter um certo grau de liberdade de composição, pois nem todos os atores vão se tornar bons musicistas. Alguns conseguem, se dedicam e aprendem a tocar, outros já têm mais dificuldades.
Comentários
Postar um comentário