Postagens

Mostrando postagens de outubro 26, 2025

Música sem teatro não é um conceito comum nas culturas humanas

Imagem
      "Contemporary music theater is also sometimes regarded as experimental music theater and is itself an experimental art form par excellence because, among other things, it offers new perspectives on what music is. Most cultures do not have a strong concept of pure music as separate from other arts and other aspects of human social life; many, perhaps most, musical cultures are therefore more or less theatrical. To invent music theater as an artistic experiment is only a way of reinventing the oldest forms of musical practice. In this sense, every new work of nontraditional music theater becomes an experiment in how music is used and even defined in a performance context" (SALZMAN, Eric & DESI, Thomas. 2008. p.52)      Isso corrobora a minha teoria junto com Kofi Agawu (2007) de que música e teatro são intimamente interligados desde os tempos primórdios. Nesse sentido o que estou propondo é de reassumir essa característica, rejeitando a tendência se...

Artista e Co-Artista: porque distinguir o som expressivo do não-expressivo

Imagem
O que me interessa na distinção que elaborei ente som expressivo e som não expressivo é a relação humana entre o artista e os seus co-artistas (isso também pode ser uma categoria interessante, vou falar dela mais adiante). O som não expressivo, isto é, o som que uma vez foi expressivo, mas que foi registrado e é produzido autonomamente por algum dispositivo tecnológico não biológico, não gera uma relação distanciada dos afetos entre artista e co-artista. Enquanto o que eu chamo de som expressivo necessariamente estabelece uma relação afetuosa entre todos os participantes do evento cultural em questão. Não se trata de fazer um juízo de valor entre as duas produções sonoras, mas sim de enfatizar uma escolha estética: escolher artifícios que promovam uma interação afetuosa compactuada entre os participantes do ato artístico independentemente se o seu papel é de proponente desse ato (os artistas) ou de comparsa (os que, tradicionalmente, foram chamados de espetadores). O esforço de integra...