Postagens

Mostrando postagens de janeiro 12, 2025

Anotações sobre o manifesto da transdisciplinaridade (me parece importante devido ao tema da pesquisa)

"A disciplinaridade a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são as quatro flechasde um único e mesmo arco: o do Conhecimento." "A transdisciplinaridade como o prefixo “trans” indica, diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento." Essa discussão de disciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade me parece importante pra falar da integralidade do conhecimento do ator, ou até do artista. Disciplinaridade: Aprender um instrumento, teoria musical, acrobacia, canto, etc... Pluridisciplinaridade: Estudar a arte do ator do ponto de vista musical, dramaturgico, da educação física, etc... Interdisciplinaridade: usar métodos de uma disciplina na outra: Aplicar a lógica dos parâmetros do som para o movimento como eu...

Câmera lenta como arma contra a opressão do desempenho

  Câmera lenta como arma contra a opressão do desempenho     Em seu livro Sociedade do Cansaço , Byung-Chul Han descreve como as formas de opressão mudaram de um paradigma disciplinar - como descrito por Foucault - para um paradigma do desempenho. Ele mostra como a figura do patrão que explora o trabalhador está sendo substituída pelo próprio trabalhador que oprime e explora a si mesmo por meio da pressão para o desempenho. Na sua visão trabalhador se tornou o explorador de si mesmo pelo excesso de positividade, pela mentalidade de que tudo é possível, pela ideia de que ele consegue ser o dono de si mesmo e que o seu sucesso depende apenas de seu próprio trabalho. Essa auto-responsabilidade estaria ligada a uma auto-pressão pelo sucesso que o acompanha em todos os momentos da sua vida, pois não se pode fugir de si mesmo. Enquanto o oprimido antes podia ter um momento de descanso (ainda que curto) longe do patrão quando voltava para casa após um dia de trabalho, o oprimido...

Encontro do dia 14 de Janeiro de 2025 (TEAC Huguianas)

  Hoje exercitamos nossas faculdades criativas utilizando o tema da liberdade. Aquecimento:  O aquecimento se iniciou espontaneamente. Enquanto eu arrumava os equipamentos de registro, os participantes começaram a chegar e imediatamente se prepararam para a criação. Inicialmente de forma individual, cada um com o seu aquecimento, mas logo as relações se estabeleceram e pequenas cenas preliminares, danças, interações criativas em coletivo começaram espontaneamente a surgir. Praticamos por uns 30 minutos dessa forma. Disposição para criar:      O fato do aquecimento se iniciar espontaneamente deixou claro que o entendimento da proposta está se fortalecendo entre os participantes. A postura de artista (independente e auto-pesquisador) está se sobrepondo à postura de estudante (dependente da orientação do professor). Essa mudança é muito bem vinda, pois significa que estamos saindo de uma lógica de  alumnus  para uma lógica de  Techné . Exercício de i...