Anotações sobre o manifesto da transdisciplinaridade (me parece importante devido ao tema da pesquisa)
"A disciplinaridade a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são as quatro flechasde um único e mesmo arco: o do Conhecimento."
"A transdisciplinaridade como o prefixo “trans” indica, diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento."
Essa discussão de disciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade me parece importante pra falar da integralidade do conhecimento do ator, ou até do artista.
Disciplinaridade: Aprender um instrumento, teoria musical, acrobacia, canto, etc...
Pluridisciplinaridade: Estudar a arte do ator do ponto de vista musical, dramaturgico, da educação física, etc...
Interdisciplinaridade: usar métodos de uma disciplina na outra: Aplicar a lógica dos parâmetros do som para o movimento como eu fiz na dissertação
Transdisciplinaridade: Buscar a unidade do conhecimento. Qual é a unidade do conhecimento do ator? Se a performance (SCHECHNER) trás a ideia de que tudo o que fazemos tem um caráter performático então se pensarmos na unidade do conhecimento do ator temos que pensar na vida do ator como um todo. Incluindo o seu caráter espiritual.
Uma forma de pensar isso talvez fosse perguntar aos participantes do laboratório como eles pensam o seu processo: tipo, a parte espiritual tem algum significado no seu entendimento da sua prática? Como os aspectos da sua vida pessoal afetam a sua prática artística? É possível separar a prática artística da vida pessoal do ator?
Comentários
Postar um comentário