Resumo Expandido do Projeto de Pesquisa

 O MULTI-PERFORMER:

Abordagens integradas entre sonoridade e movimento para o desenvolvimento expressivo de artistas cênicos multi-disciplinares


Objetivo (O QUE pretende pesquisar): A presente pesquisa pretende investigar abordagens de integração de campos artísticos para o desenvolvimento expressivo do artista cênico multidisciplinar a partir de experimentações in loco com sonoridade e movimento realizadas entre 2024 e 2026.


Metodologia (COMO vai realizar a pesquisa): Utilizar-se-á uma metodologia plural: parte experimental, parte analítica e parte investigação conceitual aplicada. A parte experimental consiste em ao menos dois semestres completos de experimentos laboratoriais realizados in loco na disciplina TEAC-Huguianas aplicando abordagens de integração entre sonoridade e movimento como estratégia para o desenvolvimento de multi-performers. Esses experimentos serão registrados no formato audiovisual e ficarão disponíveis online por meio de um weblog. Também serão aplicados questionários semi-estruturados com os participantes de maneira que eles possam expor sua visão subjetiva sobre o processo. A parte qualitativa consiste na análise dos dados criados na parte experimental procurando identificar as estratégias mais eficazes, as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos em diálogo com os apontamentos conceituais extraídos da bibliografia. A parte da investigação conceitual aplicada consiste na análise da bibliografia relativa ao tema da pesquisa com enfoque nos conceitos e abordagens que orientem a parte prática da pesquisa e que apontem caminhos conceituais para a elucidação dos pontos nevrálgicos do problema.


Justificativa (POR QUE escolheu fazer a pesquisa): Nos processos de criação das diversas modalidades de obras que transitam por campos artísticos diversos como o canto, a dança, a interpretação, a música e a acrobacia, esbarra-se frequentemente na problemática do desenvolvimento e articulação dessa multiplicidade de habilidades nos performers. Adquirir as habilidades compartimentadamente é um caminho já bastante utilizado, enquanto abordagens integradas de aprendizado multi-disciplinar ou até mesmo não-disciplinar ainda são pouco investigadas. Como multi-artista, minha curiosidade de pesquisador me levou ao desejo de experimentar formas não compartimentalizadas de se integrar as disversas habilidades que exerço no meu ofício artístico. Meu intuito é o de explorar as possibilidades de aprendizado e criação multi-performática e desenvolver estratégias que potencializem a união dessas competências. Assim, pretendo, contribuir para a discussão da integração das artes a partir da perspectiva, não da recepção, mas dos corpos que operam essa multiplicidade: os multi-performers.

Referencial teórico

  • REBEL E CARVALHO, D. Multi-performance em espetáculos cênico-musicais contemporâneos: Reflexões sobre o papel do multiartista nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra.DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música,[S. l.], v. 26, n. 2, p. 68–80, 2023.

  • LEMAN, Marc et al. What Is Embodied Music Cognition? In: BADER, Rolf (Ed.). Springer Handbook of Systematic Musicology. Berlin; Heidelberg: Springer Handbooks, 2018. P. 747-760.

  • MUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do teatro musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas.Dissertação (Mestrado em Arte). Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2014

  • WISNIK, José Miguel. O Som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

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Palavras-chave: Sonoridade e Cena, Multi-performance, Treinamento do Ator

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