Anotações de Dramaturgias Cênicas

 

(Imagem retirada do site: https://en.matteomascolo.com/post/kandinsky-and-the-dance-of-the-future)

  • Theoria é o movimento de sair da sua cidade, ir para outro cidade, observar e participar de uma atividade lá, voltar para a cidade de origem e relatar o que se viveu. O theorus era um embaixador. (essa abordagem eu gosto para introduzir as sessões teóricas da tese)

  • O som é invisível, só conhecemos o som a partir do efeito deles

  • Khorismos é o termo grego para a separação: corpo e alma, movimento e som, etc. A multidisciplinaridade na academia é louvada, mas na prática o que temos é a segmentação.

  • Huguito na voz de Constantino: “Não existe nada de novo no teatro nos últimos 2500 anos, o novo é sempre a sua vontade e fé de fazer aquilo denovo”.

  • Dramaturgo : Drama (ação) + Urgos (criador) = aquele que cria a ação.

  • A noção audiovisual consiste no descentramento da palavra como foco principal da cena. Pensar Audiovisualmente é pensar a cena não em volta da palavra, mas em volta de outros elementos, no caso imagem e som. [Já da perspectiva do ator seria movimento e som, pois a imagem do ator enquanto técnica de atuação é o movimento]


  •  Marcus Mota falando de Kandinsky:

    • Criar é reagir.

    • O fundamento da criação são as tensões que são criadas a partir dos opostos

    • O que que cada artista tem que fazer? Mapear essas tensões.

    • Claro que essas tensões serão arbitrárias, mas o refinamento do ofício passa por mapear essas tensões.

    • Quais são as minhas tensões? Quais são os elementos que eu tenho pra obrar no meu ofício?

    • Pintar com o som não é apenas um recurso de criação, mas uma forma de integração dos vários sentidos. Uma forma de integridade humana. Um pintor não é apenas um ser visual.

  •  A palavra SINESTESIA não é muito interessante porque ela vem de um vocabulário médico onde a palavra é vista de forma negativa, como um defeito a ser corrigido pela medcina. Ao invès disso, é mais interessante pensar que a nossa experiência já é multissensória. Em realidade não existe uma separação entre os sentidos, mas sim uma união da experiência. Sinestesia é uma palavra velha e bem marcada... A gente quer falar de coisas novas usando palavras velhas. Talvez fosse mais interessante pensar em termos novos.


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