Alguns conceitos pertinentes em Teatro e Música para Todos do LaDI-UnB e Audiocenas
No livro Teatro e Música para Todos Marcus Mota trás alguns conceitos que interessam para a discussão que eu gostaria de propor:
- Campos Interartísticos: é um termo que ele utiliza para definir esses lugares de criação cênica que integram diversos campos artísticos, mais notadamente o teatro e a música.
- Ao relatar a dinâmica dos ensaios do espetáculo David, dirigido por Hugo Rodas, ele ressalta a característica mutável das cenas e experimentos como uma característica do diretor, colocando que o "(...) pressuposto de generalizada reformulação não se encontra restrito a um e outro processo de produção ou estilo: é o horizonte definidor da estética e da ética de Hugo Rodas. O que está em jogo é a transformação da sala de ensaio em um espaço-tempo no qual imaginações e materialidades são propostos, testados, alterados. A maior mudança de todas reside na construção de um sensibilidade multissensorial, na qual há a passagem de disposição refratária às modificações para a compreensão das alterações." (p.48) - Esse termo sublinhado me parece interessante para discutir a integração entre campos artísticos na perspectiva do ator, pois, para quem está realizando a performance trata-se não somente da aquisição de uma habilidade específica (como por exemplo, tocar um instrumento), mas também de adquirir uma outra sensibilidade sensorial (no caso, auditiva-musical). Uma sensibilidade multissensorial seria capaz de coordenar diversos sentidos simultaneamente. O interessante dessa abordagem é que trás para a perspectiva do fazedor que é o que me interessa.
- na página 49 ele fala de uma perspectiva aditiva sobre um espetáculo multissensorial que vê esse espetáculo apenas como a soma de diversos elementos sensitivos. Me parece que esse termo evidencia a proposta que eu gostaria de evitar.
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No livro Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades Tem algumas discussões interessantes.
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