Possibilidades de Cruzamento entre Som e Movimento

 Abaixo está uma relação entre as principais possibilidades de cruzamento entre os parâmetros do Som (altura, timbre, duração e intensidade) e os Parâmetros do Movimento descritos em minha dissertação (planos, frentes, andamentos, características formais e tônicas musculares). O objetivo desse cruzamento é tanto a criação de exercícios cênicos que trabalhem ambas expressões (sonoras e cinético-imagéticas) quanto servir de fundamento para a criação de cenas como nos experimentos intitulados "Pintura: a Dança do Som" registrados no blog https://solodocafe.blogspot.com/ .

Segue a lista de tabelas cruzando os Parâmetros de Som e Movimento:

Planos x Timbres


Timbre 1

Timbre 2

Timbre 3

Alto

AT1

AT2

AT3

Médio

MT1

MT2

MT3

Baixo

BT1

BT2

BT3


Planos x Alturas


Baixos

Médios

Agudos

Alto

AB

AM

AA

Médio

MB

MM

MA

Baixo

BB

BM

BA


Planos x Intensidade


Piano

Mezzo

Forte

Alto

AP

AM

AF

Médio

MP

MM

MF

Baixo

BP

BM

BF


Planos x Duração


Mínima

Semínima

Colcheia

Alto

AM

AS

AC

Médio

MM

MS

MC

Baixo

BM

BS

BC


Andamentos x Timbres


Timbre 1

Timbre 2

Timbre 3

Pausa

PT1

PT2

PT3

Lentíssimo

LLT1

LLT2

LLT3

Lento

LT1

LT2

LT3

Normal

NT1

NT2

NT3

Rápido

RT1

RT2

RT3

Rapidíssimo

RRT1

RRT2

RRT3


Andamentos x Alturas


Baixos

Médios

Agudos

Pausa

PB

PM

PA

Lentíssimo

LLB

LLM

LLA

Lento

LB

LM

LA

Normal

NB

NM

NA

Rápido

RB

RM

RA

Rapidíssimo

RRB

RRM

RRA


Andamentos x Intensidade


Piano

Mezzo

Forte

Pausa

PP

PM

PF

Lentíssimo

LLP

LLM

LLF

Lento

LP

LM

LF

Normal

NP

NM

NF

Rápido

RP

RM

RF

Rapidíssimo

RRP

RRM

RRF


Andamentos x Duração


Mínima

Semínima

Colcheia

Pausa

PM

PS

PC

Lentíssimo

LLM

LLS

LLC

Lento

LM

LS

LC

Normal

NM

NS

NC

Rápido

RM

RS

RC

Rapidíssimo

RRM

RRS

RRC


Frentes x Timbres


Timbre 1

Timbre 2

Timbre 3

Sul

ST1

ST2

ST3

Norte

NT1

NT2

NT3

Leste

LT1

LT2

LT3

Oeste

OT1

OT2

OT3

Nadir

NT1

NT2

NT3

Zênite

ZT1

ZT2

ZT3


Frentes x Alturas


Baixos

Médios

Agudos

Sul

SB

SM

SA

Norte

NB

NM

NA

Leste

LB

LM

LA

Oeste

OB

OM

OA

Nadir

NB

NM

NA

Zênite

ZB

ZM

ZA


Frentes x Intensidade


Piano

Mezzo

Forte

Sul

SP

SM

SF

Norte

NP

NM

NF

Leste

LP

LM

LF

Oeste

OP

OM

OF

Nadir

NP

NM

NF

Zênite

ZP

ZM

ZF


Frentes x Duração


Mínima

Semínima

Colcheia

Sul

SM

SS

SC

Norte

NM

NS

NC

Leste

LM

LS

LC

Oeste

OM

OS

OC

Nadir

NM

NS

NC

Zênite

ZM

ZS

ZC


Características Formais x Timbres


Timbre 1

Timbre 2

Timbre 3

Característica 1

C1T1

C1T2

C1T3

Característica 2

C2T1

C2T2

C2T3

Característica 3

C3T1

C3T2

C3T3


Características Formais x Alturas


Baixos

Médios

Agudos

Característica 1

C1B

C1M

C1A

Característica 2

C2B

C2M

C2A

Característica 3

C3B

C3M

C3A


Características Formais x Intensidade


Piano

Mezzo

Forte

Característica 1

C1P

C1M

C1F

Característica 2

C2P

C2M

C2F

Característica 3

C3P

C3M

C3F


Características Formais x Duração


Mínima

Semínima

Colcheia

Característica 1

C1

C1

C1

Característica 2

C2

C2

C2

Característica 3

C3

C3

C3


Tônicas Musculares x Timbres


Timbre 1

Timbre 2

Timbre 3

Raiva

RT1

RT2

RT3

Amor

AT1

AT2

AT3

Tristeza

TT1

TT2

TT3

Alegria

AT1

AT2

AT3


Tônicas Musculares x Alturas


Baixos

Médios

Agudos

Raiva

RB

RM

RA

Amor

AB

AM

AA

Tristeza

TB

TM

TA

Alegria

AB

AM

AA


Tônicas Musculares x Intensidade


Piano

Mezzo

Forte

Raiva

RP

RM

RF

Amor

AP

AM

AF

Tristeza

TP

TM

TF

Alegria

AP

AM

AF


Tônicas Musculares x Duração


Mínima

Semínima

Colcheia

Raiva

RM

RS

RC

Amor

AM

AS

AC

Tristeza

TM

TS

TC

Alegria

AM

AS

AC






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro com Márcia Duarte - Improviso com Piano e Voz e Água com Voz (07-02-2025)

Interdisciplinaridade? Kandinsky, pintando com o som - Lacuna sonora na dissertação

Algumas inspirações gerais para a pesquisa