Possibilidades de Cruzamento entre Som e Movimento
Abaixo está uma relação entre as principais possibilidades de cruzamento entre os parâmetros do Som (altura, timbre, duração e intensidade) e os Parâmetros do Movimento descritos em minha dissertação (planos, frentes, andamentos, características formais e tônicas musculares). O objetivo desse cruzamento é tanto a criação de exercícios cênicos que trabalhem ambas expressões (sonoras e cinético-imagéticas) quanto servir de fundamento para a criação de cenas como nos experimentos intitulados "Pintura: a Dança do Som" registrados no blog https://solodocafe.blogspot.com/ .
Segue a lista de tabelas cruzando os Parâmetros de Som e Movimento:
Planos x Timbres |
|||
|
Timbre 1 |
Timbre 2 |
Timbre 3 |
Alto |
AT1 |
AT2 |
AT3 |
Médio |
MT1 |
MT2 |
MT3 |
Baixo |
BT1 |
BT2 |
BT3 |
Planos x Alturas |
|||
|
Baixos |
Médios |
Agudos |
Alto |
AB |
AM |
AA |
Médio |
MB |
MM |
MA |
Baixo |
BB |
BM |
BA |
Planos x Intensidade |
|||
|
Piano |
Mezzo |
Forte |
Alto |
AP |
AM |
AF |
Médio |
MP |
MM |
MF |
Baixo |
BP |
BM |
BF |
Planos x Duração |
|||
|
Mínima |
Semínima |
Colcheia |
Alto |
AM |
AS |
AC |
Médio |
MM |
MS |
MC |
Baixo |
BM |
BS |
BC |
Andamentos x Timbres |
|||
|
Timbre 1 |
Timbre 2 |
Timbre 3 |
Pausa |
PT1 |
PT2 |
PT3 |
Lentíssimo |
LLT1 |
LLT2 |
LLT3 |
Lento |
LT1 |
LT2 |
LT3 |
Normal |
NT1 |
NT2 |
NT3 |
Rápido |
RT1 |
RT2 |
RT3 |
Rapidíssimo |
RRT1 |
RRT2 |
RRT3 |
Andamentos x Alturas |
|||
|
Baixos |
Médios |
Agudos |
Pausa |
PB |
PM |
PA |
Lentíssimo |
LLB |
LLM |
LLA |
Lento |
LB |
LM |
LA |
Normal |
NB |
NM |
NA |
Rápido |
RB |
RM |
RA |
Rapidíssimo |
RRB |
RRM |
RRA |
Andamentos x Intensidade |
|||
|
Piano |
Mezzo |
Forte |
Pausa |
PP |
PM |
PF |
Lentíssimo |
LLP |
LLM |
LLF |
Lento |
LP |
LM |
LF |
Normal |
NP |
NM |
NF |
Rápido |
RP |
RM |
RF |
Rapidíssimo |
RRP |
RRM |
RRF |
Andamentos x Duração |
|||
|
Mínima |
Semínima |
Colcheia |
Pausa |
PM |
PS |
PC |
Lentíssimo |
LLM |
LLS |
LLC |
Lento |
LM |
LS |
LC |
Normal |
NM |
NS |
NC |
Rápido |
RM |
RS |
RC |
Rapidíssimo |
RRM |
RRS |
RRC |
Frentes x Timbres |
|||
|
Timbre 1 |
Timbre 2 |
Timbre 3 |
Sul |
ST1 |
ST2 |
ST3 |
Norte |
NT1 |
NT2 |
NT3 |
Leste |
LT1 |
LT2 |
LT3 |
Oeste |
OT1 |
OT2 |
OT3 |
Nadir |
NT1 |
NT2 |
NT3 |
Zênite |
ZT1 |
ZT2 |
ZT3 |
Frentes x Alturas |
|||
|
Baixos |
Médios |
Agudos |
Sul |
SB |
SM |
SA |
Norte |
NB |
NM |
NA |
Leste |
LB |
LM |
LA |
Oeste |
OB |
OM |
OA |
Nadir |
NB |
NM |
NA |
Zênite |
ZB |
ZM |
ZA |
Frentes x Intensidade |
|||
|
Piano |
Mezzo |
Forte |
Sul |
SP |
SM |
SF |
Norte |
NP |
NM |
NF |
Leste |
LP |
LM |
LF |
Oeste |
OP |
OM |
OF |
Nadir |
NP |
NM |
NF |
Zênite |
ZP |
ZM |
ZF |
Frentes x Duração |
|||
|
Mínima |
Semínima |
Colcheia |
Sul |
SM |
SS |
SC |
Norte |
NM |
NS |
NC |
Leste |
LM |
LS |
LC |
Oeste |
OM |
OS |
OC |
Nadir |
NM |
NS |
NC |
Zênite |
ZM |
ZS |
ZC |
Características Formais x Timbres |
|||
|
Timbre 1 |
Timbre 2 |
Timbre 3 |
Característica 1 |
C1T1 |
C1T2 |
C1T3 |
Característica 2 |
C2T1 |
C2T2 |
C2T3 |
Característica 3 |
C3T1 |
C3T2 |
C3T3 |
Características Formais x Alturas |
|||
|
Baixos |
Médios |
Agudos |
Característica 1 |
C1B |
C1M |
C1A |
Característica 2 |
C2B |
C2M |
C2A |
Característica 3 |
C3B |
C3M |
C3A |
Características Formais x Intensidade |
|||
|
Piano |
Mezzo |
Forte |
Característica 1 |
C1P |
C1M |
C1F |
Característica 2 |
C2P |
C2M |
C2F |
Característica 3 |
C3P |
C3M |
C3F |
Características Formais x Duração |
|||
|
Mínima |
Semínima |
Colcheia |
Característica 1 |
C1 |
C1 |
C1 |
Característica 2 |
C2 |
C2 |
C2 |
Característica 3 |
C3 |
C3 |
C3 |
Tônicas Musculares x Timbres |
|||
|
Timbre 1 |
Timbre 2 |
Timbre 3 |
Raiva |
RT1 |
RT2 |
RT3 |
Amor |
AT1 |
AT2 |
AT3 |
Tristeza |
TT1 |
TT2 |
TT3 |
Alegria |
AT1 |
AT2 |
AT3 |
Tônicas Musculares x Alturas |
|||
|
Baixos |
Médios |
Agudos |
Raiva |
RB |
RM |
RA |
Amor |
AB |
AM |
AA |
Tristeza |
TB |
TM |
TA |
Alegria |
AB |
AM |
AA |
Tônicas Musculares x Intensidade |
|||
|
Piano |
Mezzo |
Forte |
Raiva |
RP |
RM |
RF |
Amor |
AP |
AM |
AF |
Tristeza |
TP |
TM |
TF |
Alegria |
AP |
AM |
AF |
Tônicas Musculares x Duração |
|||
|
Mínima |
Semínima |
Colcheia |
Raiva |
RM |
RS |
RC |
Amor |
AM |
AS |
AC |
Tristeza |
TM |
TS |
TC |
Alegria |
AM |
AS |
AC |
Comentários
Postar um comentário