Estratégias Iniciais para a Pesquisa
Inicio da pesquisa: 14 de outubro de 2024
Estratégias
- Fazer um fichamento sonoro (em formato de Podcast) das leituras da pesquisa em duas categorias:
- A) Leituras específicas da pesquisa (textos relativos especificamente à presente pesquisa).
- B) Revisão teórica dos cânones da área (revisar todos os cânones da área ao máximo possível de forma cronológica)
- Manter um diário de pesquisa.
- Dedicação de ao menos 5 dias por semana à pesquisa.
Stanislavski
STANISLAVSKI, C. O trabalho do ator: Diário de um aluno
STANISLAVSKI, C. Minha vida na arte
STANISLAVSKI, C. Manual do ator
Stanislavski e o teatro de arte de Moscou
GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold e Cia.
BRESSANI, Ada. A Recepção e Incorporação do "Sistema" de Constantin Stanislavki no Teatro Brasileiro 1940-1970 [TALVEZ]
Algo sobre o Actor Studios?
Diderot
DIDEROT O paradoxo do comediante
PORTICH, Ana. A arte do ator entre os séculos XVI e XVIII.
Meyerhold
PICON-VALLIN,
GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold e Cia.
BRAUN. Meyerhold: a revolution in the theater.
MEYERHOLD: Do teatro.
Obras completas?
Buscar mais referências sobre quem falou sobre o trabalho dele.
Tchekov
TCHEKOV, A. Para o Ator
Artaud
ARTAUD, A. O teatro e a Peste
Mais um poeta do que um teatrólogo, mas foi muito influente
Peter Brook
BROOK, P. A porta aberta
Grotowski
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre
GROTOWSKI, J. FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski
MORAES, A. Entre a Precisão e Espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator. [TALVEZ]
Buscar mais referências
Brecht
BRECHT, B. Estudos sobre teatro
Laban
LABAN. Domínio do Movimento
Buscar mais referências
Dario Fô
FÔ, D. Manual Mínimo do Ator.
Boal
BOAL, A. O teatro do Oprimido
BOAL, A. Jogos para Atores e Não atores
BOAL, A. O teatro como Arte Marcial
Vários tipos de teatro:
Teatro Fórum
Teatro etc...
Barba
BARBA, E. A Canoa de Papel
Hugo Rodas
CAFÉ, F. O que Aprendi com meu Mestre?
Artigos do Marcus Mota
O Garoto de Juan Lacase
Processos composicionais de Hugo Rodas
Agrupação Teatral Amacaca
Wagner
WAGNER. Opera e Drama
Appia
APPIA, A. A música e a encenação
APPIA, A. A obra de arte viva
Viola Spolin
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro
SPOLIN, V. O fichário de Viola Spolin
Yoshi Oida
OIDA, Y. O ator invisível
OIDA, Y. O ator errante
Buscar mais referências
Mateo Bonfitto
BONFITTO, M. O Ator Compositor
BONFITTO, M, Entre o Ator e o Performer
Lume
Luis Octavio Burnier
-BURNIER, L.O. A arte de ator.
Renato Ferracini
FERRACINI, R. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator
Interpretar, representar e atuar
FERRACINI, R. Ensaios de atuação.
FERRACINI, R. Corpos em fuga, corpos em arte
Ana Cristina Colla
etc.
- ROUBINE, J.J. A arte do ator. [perspectiva histórica da arte do ator contemporâneo]
- CARLSON,M. Teorias do teatro
Teatro Nô
Giroux
GIROUX, S. ZEAMI: Cena e pensamento Nô
Performance
M.Carlson
CARLSON, M. Performance: Uma introdução crítica
Renato Cohen
COHEN, R. Performance como linguagem
Medeiros
MEDEROS. Tempo e performance
Mateu Bonfitto
BONFITTO, M, Entre o Ator e o Performer
Richard Schechner
SCHECHNER, R. Performance Studies
- Florestan Fernandes:
- FERNANDES, F. teatralidades contemporâneas
- FERNANDES, F. Sobre o trabalho do ator
- FERNANDES E GUINSBURG: O pós-dramático
- Guinsburg:
- GUINSBURG. O teatro pós dramático
Comentários
Postar um comentário