Proposta Sonora Integrada para o laboratório

 Estive pensando que, para que o experimento seja de fato integrado entre som e movimento, é preciso que haja sempre alguém propondo sonoridades (mesmo que em determinados momentos a proposta seja silêncio). Para tanto penso que a estrutura das aulas do TEAC Huguianas serve bem para isso (que no fundo é a estrutura da capoeira - a banda está sempre presente, não se joga capoeira sem música). Porém, diferentemente das aulas em que um músico, normalmente o Marcus, ficava o tempo todo e em todos os encontros propondo musicalidade, faríamos um rodízio desse papel, assim como na roda de capoeira em que os instrumentos continuam a tocar sem parar a roda, mas os tocadores trocam.

    Para que isso funcione é necessário que o musicista tenha também uma base sob a qual trabalhar, mesmo que ele vá tocar como um artista cênico e não necessariamente como um musicista apenas. Há algumas formas de estabelecer isso:

    1. Ele pode explorar os parâmetros do som
    2. Ele pode explorar variações sobre um tema
    3. Podemos estabelecer melodias ou ritmos específicos para cada tônica muscular ou atmosfera e o musicista terá que dominar cada uma delas.
    4. Ele pode acompanhar ou contrapor o som ao movimento do intérprete.
    5. Também pode fazer uma brincadeira com o texto a ser falado pelo intérprete ou por ele mesmo.

Essas proposições sonoras também terão que ser jogadas com as proposições sonoras dos atuantes cênicos, pois estes também podem ter instrumentos. Também, algumas vezes os próprios musicistas podem sair da banda e se tornarem um coro ou corifeus. A dinâmica dos papéis então se confunde: o que antes era separado -  banda para um lado e atores do outro - se torna um só artista fazendo ambas as atividades.

Também, o musicista cênico não pode ser apenas um produtor de som, mas também um ator em cena. Ele precisa ter um corpo poético densificado e não apenas pensar no som.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro com Márcia Duarte - Improviso com Piano e Voz e Água com Voz (07-02-2025)

Interdisciplinaridade? Kandinsky, pintando com o som - Lacuna sonora na dissertação

Algumas inspirações gerais para a pesquisa