Encontro do dia 28 de Novembro de 2024 (TEAC Huguianas)
Aquecimento e reflexão sobre a voz muscular: Iniciamos com uma preparação individual de cada um sem a minha orientação. O plano inicial era que cada um se preparasse separadamente e depois nos uniríamos para um treino de acrobacias. Mas espontaneamente começamos a fazer um som coletivo que estava bastante bonito e integrado com a proposta de aquecimento. Não pude deixar de aproveitar esse evento espontâneo (claro que decorrente do treinamento das últimas semanas) então propus que nos uníssemos no centro da sala sem interromper a sonoridade e evoluíssemos aquela proposta para um solo de cada um (corifeu) amparado pelo coro.
A primeira rodada de corifeus estava com muita vergonha e propôs improvisações com a palavra medo no sentido de superar esse medo. Apesar da performance ter ficado bonita, não passou desapercebida a ironia da situação em que as falas expressavam a superação do medo, mas a performance claramente mostrava um coletivo que tinha medo de expor sua voz e solar como corifeu. Ouvíamos sobre a superação do medo, mas víamos o medo se manifestando na expressão físico-vocal.
Propus então que fizéssemos uma segunda rodada realmente tentando superar o medo. Dessa vez ficou muito mais livre tanto a voz quanto o movimento. Contudo, o exercício deixou claro uma característica da fisicalidade da voz: quando o corpo não expressa liberdade a voz também não a expressará. Evidentemente que é possível fazer um contraste entre a liberdade da voz e a repressão do corpo, contudo eu caracterizaria essa proposta como um esforço circense, um malabarismo físico-vocal. A situação mais orgânica é quando a voz flui em consonância com o resto do corpo.
Essa percepção se torna uma técnica quando aprendemos que essa relação (corpo/voz) pode ser um mecanismo para a expressão vocal. Posicionar o corpo altera a voz, portanto para expressar com a voz devemos pensar não apenas nesta última, mas também na totalidade da expressão corporal. Em resumo, é muito mais difícil expressar uma voz livre com um corpo aprisionado e, portanto, libertar o corpo já é um grande avanço para a libertação da voz.
Solos multiperformáticos:
Em seguida apresentamos os solos multiperformáticos de cada um e conversamos sobre as nossas impressões ao assití-los.
Registros:
Parte 1:
https://youtu.be/lg2-xf7GeQI
Parte 2:
https://youtu.be/aigA8bDWAr0
Parte 3:
https://youtu.be/ppHltmPdBSY
Parte 4:
https://youtu.be/U86t_C7QFOQ
Parte 5:
https://youtu.be/-Gatr2lMxms
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