Orientação e algumas elucubrações
TEAC Huguianas:
Vamos iniciar a disciplina TEAC Huguianas com maior direcionamento para a minha pesquisa. Neste semestre de forma mais intuitiva, mas semestre que vem já orientado pelas leituras e desenrolar da pesquisa.
Improvisação:
A improvisação é uma abordagem chave para esta pesquisa. Talvez pensar a disciplina como uma Jam Session multiartística. Para tanto é necessário compreender a gramática da cena, sabendo a gramática os participantes podem construir frases e se comunicar/relacionar com os outros. Improvisação é uma relação, o participante está se relacionando com algo/alguém.
Discussão terminológica:
Uma das questões importantes para a minha pesquisa é a discussão terminológica sobre "interdsiciplinaridade" "multidisciplinaridade", etc... Esses termos são uma reação à disciplinaridade, à compartimentalização do conhecimento e dos campos artísticos. Talvez pensar um termo mais totalizante como "arte total", "arte completa", "multiartístico", não sei ainda, mas é uma questão a ser discutida. Como falar da integração de campos artísticos enfatizando a sua unidade e não a sua divisão?
Inteligência Cinestésica
Desenvolver uma inteligência cinestésica (como descrita por Howard Gardner) talvez seja uma chave para o multiartista uma vez que o movimento está presente em todas as artes. Ou talvez a multiplicidade de inteligências seja outra chave.
Atitude interna
Qual a influência da atitude interna do artista na sua capacidade de desenvolvimento de habilidades múltiplas? Antes de um ator poder tocar um instrumento ele tem que acreditar que a sua produção musical é interessante e para isso é preciso sair de um ideia pré-concebida sobre o que se vai produzir sonoramente.
Comentários
Postar um comentário