Encontro do dia 17 de Outubro de 2024 (TEAC Huguianas)
Aquecimento: Em circulo soltando o corpo e as articulações criativamente e relacionando-se com o som que o Marcus está fazendo na guitarra. Incorporamos cada articulação gradativamente procurando manter o resto do corpo neutro. Ao final, mantendo o trabalho internamente fomos para a fila da Diagonal.
Exercício 1 Diagonal Livre: Se movimentando livremente na diagonal para aquecer. Em seguida em Duplas.
Exercício 2 Diagonal em 16 tempos: Coloquei uma garrafa no centro para marcar o centro da sala. Em 8 tempos, se movimentando livremente, deveriam chegar ao centro e nos próximos 8 tempos finalizar a diagonal. Depois fazemos a mesma coisa em duplas só que cada indivídua sai de um lado da Diagonal e se encontra no centro. Em seguida entramos no meio tempo e ao final em um quarto de tempo. Então em termos de ritmo de entrada dos participantes na diagonal tínhamos:
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16
1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16
(neste momento final todos estão constantemente em cena).
Resposta artística à mudança
Um entendimento que se tenta alcançar neste disciplina é a de que se deve responder sensivel e artísticamente à mudanças na cena em detrimento da resposta intelectual. Isto é, o entendimento de como a cena deve funcionar não deve passar pela via racional, pois isso costuma travar a cena ao invés de desenvolvê-la. Ao invés disso, o artista reage sensivelmente aos acontecimentos possibilitando se adequar a todas as situações sem interromper o jogo.
Precisão do movimento
Outro trabalho essencial é a precisão do movimento no jogo. Neste caso, se encontrar no centro e finalizar a diagonal deveriam ser realizados no tempo exato, respectivamente o tempo 8 e o 16. Isso mantém a organicidade da cena. Todo o resto é absolutamente livre, mas essa simples regra é o que faz o jogo ser um jogo. Senão vira qualquer coisa. Essa precisão é um dos fundamentos do trabalho do ator.
O pulso como metodologia de integração de campos artísticos
Um dos mecanismos de integração me parece ser o pulso uma vez que o mesmo está presente tanto no som quanto no movimento. O pulso é, portanto, um ponto de contato entre som e movimento. No exemplo deste exercício o andamento era dado pela música que também determinava o pulso e o movimento seguia este mesmo pulso ao iniciar e finalizar sua evolução sempre em um mesmo número de tempos.
Reflexão sobre princípios integradores de campos artísticos
Me parece que muitos parâmetros artísticos podem servir como unificadores: o pulso é uma delas, pois tanto o som quanto o movimento tem um pulso, também o texto tem um pulso. O andamento, que está relacionado ao pulso também parece ser um princípio unificador.
Contudo, se pode também fazer correlações de timbre e tônica muscular que são arbitrárias, mas que se as regras forem pré-estabelecidas podem servir de princípio unificador, por exemplo: se estabelecermos que sempre que o timbre for estridente a tônica muscular for suave e amorosa enquanto que se o timbre for volumosos e fechado a tônica muscular for raivosa e agitada teremos um jogo possível ainda que de maior complexidade.
Também as alturas podem ser princípios unificadores, pois o som tem alturas tanto quanto o movimento.
E se pode misturar os princípios, uma regra pode ser que: um som alto equivale a uma tônica com raiva enquanto que um som baixo equivaler a uma tônica amorosa. Assim teremos um jogo... São possibilidades à se experimentar.
Registros:
Parte 1:
https://youtu.be/DtPScrsXYPg
Parte 2:
https://youtu.be/r4p6DTs7ee8
Parte 3:
https://youtu.be/9bIOBcKMeOQ
Parte 4:
https://youtu.be/L2zwXFMEoME
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