Discussão sobre Metodologia de Pesquisa
A partir da leitura de dois textos:
Texto 1:
BRANDÃO, Tânia. Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas no Brasíl. Urdimento - revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v.1, n.3, p. 004-015, 2017. DOI: 10.5965/1414573101032000004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101032000004
Método da subversão.
Subversão do quê? Das formas tradicionais de se fazer pesquisa que derivam de ciências exatas ou humanas e filosóficas.
"A partir deste método é que se poderia qualificar a pesquisa teatral como qualitativa e não quantitativa, condição que resulta necessariamente na consideração da metodologia como o reconhecimento da multiplicidade" (p.8)
"a princípio estamos inscrevendo o nosso objeto no âmbito das ciências humanas, portanto, ais precisamente, no universo dos estudos históricos" (p.8) [isso é essencial? Arte é ciência humana? Sim, pois é um estudo histórico uma vez que só se pode estudar o registro do teatro e não o teatro em si]
Pesquisa em artes cênicas é necessariamente documental, pois os dados não são a peça em si, mas um registro da mesma.
Pesquisa em teatro é pesquisa histórica, mas entendendo que "histórica" tem novos significados. Não necessariamente o contar cronológico de acontecimentos factuais interpretados (relato cronológico), mas também inventário dramatúrgico, vivência pessoal ou crônica impressionista.
"desnaturalização do teatro e descontinuidade (...) Em primeiro lugar, está o reconhecimento de que os objetos não possuem uma função eterna ao longo da história, mas sim vinculam-se ao contexto de práticas específicas de cada época. O objeto natural leva à suposição de uma ilusão de homogeneidade, unidade e gênese, logo a um sentido temporal contínuo e progressivo, quando o necessário é a indicação das práticas de um momento. Em tais condições, é possível focalizar a situação das diferenças, irrupções, descontinuidades, logo visualizar algo imprescindível ao trabalho de arte: a ruptura e o novo." (p.13)
[No caso da minha pesquisa, o uso da disciplina como laboratório (o que, no fundo, se resumirá ao estudo dos registros obtidos no laboratório) consiste num recorte de abordagens multiartísticas (multicênicas, multiteatrais ou multiperformáticas, talvez?), mas apenas isso: um recorte, pois nenhum experimento poderá dar conta de todos os resultados possíveis e passíveis de serem analisados.]
"O método de pesquisa não é um conjunto de técnicas; portanto a metodologia não é um inventário ou um estudo das técnicas possíveis ou disponíveis. Na realidade, as técnicas precisam surgir como derivadas de fundamentos e processos, devem surgir em função de uma trajetória conceitual, devem ser resultantes de uma reflexão." (p.13)
[é isto, não é preciso seguir uma fórmula, mas sim as necessidades da pesquisa ainda que, ao final da mesma seja mister saber identificar quais métodos e técnicas foram utilizadas e porquê]
"O pesquisador deverá necessariamente estabelecer uma conceituação prévia de suas fontes, definindo as fontes primárias e secundárias para o estudo de seu objeto." (p.13)
[Primárias: Os experimentos laboratoriais; minha memória de experiências vividas; entrevistas com os participantes; Textos de assuntos diretamente relacionados (som e cena, multiarte, campo expandido, capoeira, improvisação, etc...)
Secundárias: exemplos históricos não relacionados ao laboratório; entrevistas e depoimentos de não participantes; Textos tangenciais à pesquisa (quais?)
"O método é a pesquisa em si" (p.14)
Texto 2:
DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora. Brasília: Letras Livres, 2012. p. 1-39. Dispoível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6592246/mod_resource/content/1/Diniz_2012_carta_de_uma_orientadora_livr.pdf
"Pratique a escrita como quem exercita o corpo" (p.13)
"Duas perguntas: Que tema deseja estudar? E, sobre esse tema, por onde não deseja seguir?" (p.20)
[Quero estudar formas de se desenvolver e integrar múltiplas habilidades artísticas dentro do contexto dos performers atuantes das artes cênicas. Não gostaria que a pesquisa se tornasse apenas teórica sem promover uma proposta prática. Não gostaria apenas de aplicar abordagens conhecidas, mas também desenvolver a minha própria como um dos resultados do processo. Não gostaria que a pesquisa teórica se resumisse a contribuições europeias. Não gostaria que o objeto da pesquisa deixasse de incluir a minha experiência de quase 20 anos como ator e multiartista.]
Problema de pesquisa: "Em pesquisa, problema aquilo que nos inquieta, que provoca nossa curiosidade acadêmica, mas que tem a possibilidade de ser explorado e, para as mais ousadas, até mesmo de ser solucionado." (p.27)
Título funcional:
Artistas múltiplos: experimentação de abordagens para desenvolvimento e integração de habilidades artísticas que transitem por diversos campos artísticos.
Problema de pesquisa:
Como desenvolver e articular no artista habilidades de diferentes campos artísticos de maneira integrada, isto é, sem que se precise estudar cada uma delas separadamente de forma compartimentalizada?
Onde encontrar um Tesauro das artes cênicas?
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